Receitas para fazer o tofu gostoso

Receitas para fazer o tofu gostoso

Na semana passada apresentamos aqui as vantagens de incluir o tofu na sua dieta habitual. Falamos de todos os benefícios que esse alimento à base de soja proporciona à saúde, mas ficou faltando convencer você de que tofu também pode ser saboroso… Então hoje vamos dar algumas receitas para fazer o tofu gostoso!

Só pra lembrar, porque é importante, o tofu é totalmente do bem, especialmente se for feito com soja orgânica. É um alimento com poucas calorias e alto valor nutritivo,  rico em proteínas, sais minerais, vitaminas A e do complexo B, e em isoflavonas.

Receitas de tofu - 2

Justamente, essas isoflavonas são a melhor parte: são compostos orgânicos naturais, que favorecem os sistemas cardiovascular , metabólico e nervoso central. Também contribuem para reduzir o risco de câncer e os sintomas da pós-menopausa. Imagina que ótimo.

Mas tinha essa questão que o tofu não tem muito gosto de nada, e uma textura meio estranha. Isso, porque você ainda não sabia como ele é versátil! Vai descobrir agora como o tofu pode ser gostoso!

Receitas de tofu - 3

GENERAO TSO DE TOFU

Essa é uma versão mais saudável e leve do clássico General Tso (também conhecido como General TAO) de frango. O tofu substitui o frango,  e é refogado em apenas um pouquinho de óleo.

Para quem não conhece a versão original, o General Tso é um prato feito de frango com molho agri-doce e gergelim, servido em restaurantes chineses na América do Norte.

Nesta receita, o tofu fica especialmente saboroso.

INGREDIENTES:

Para o tofu

275 g de tofu firme , cortado em cubinhos
2 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de vinagre de maçã
6 colheres de sopa de amido de milho  (e 1 saquinho plástico limpo)
Azeite de oliva extra virgem

Para o molho

3 colheres de sopa de molho de soja
3 colheres de sopa de vinagre de maçã
3 colheres de sopa de caldo de legumes
3 colheres de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sopa de amido de milho
2 dentes de alho picados
1 colher de sopa de gengibre ralado
1/8 colher de chá de pimenta vermelha em flocos
Sementes de gergelim e cebolinha picada fina para decorar

PREPARO:

Coloque os cubos de tofu em uma tigela ou prato raso.

Adicione os ingredientes da marinada (2 colheres de sopa de molho de soja e 1 colher de sopa de vinagre de maçã), mexa e deixe marinar por pelo menos 20 minutos. Escorra bem.

Transfira 1/3 dos cubos de tofu para o saquinho plástico com 2 colheres de sopa de amido de milho e misture bem. Repita esta etapa com o resto dos cubos de tofu e amido de milho, até que todos estejam completamente envolvido pelo pó. Adicione mais amido de milho, se necessário.

Assim que os cubos de tofu estiverem bem cobertos com o amido de milho, aqueça um pouco de óleo em uma frigideira e acrescente -os aos poucos. Se não gostar de azeite de oliva, pode usar qualquer outro óleo vegetal da sua preferência.

Refogue os cubos de tofu em fogo médio-alto (use uma espátula de madeira para mexer levemente) até que todos os lados estejam douradinhos. Retire o tofu da frigideira e reserve.

Coloque o alho e o gengibre ralado na mesma frigideira (adicione mais óleo se necessário) e refogue em fogo médio-alto por cerca de 1 a 2 minutos, mexendo sempre até dourar. Reserve.

Misture todos os ingredientes do molho em uma tigela (o molho de soja, o vinagre de maçã, o caldo de legumes, o açúcar, o amido de milho e os flocos de pimenta vermelha).

Coloque o molho na frigideira onde você refogou o alho e cozinhe em fogo médio-alto até engrossar, mexendo sempre.

Por fim, acrescente os cubos de tofu, misture bem e cozinhe por mais 1 a 2 minutos.

Sirva com um pouco de arroz branco cozido e decore com as sementes de gergelim e cebolinha picada. Tem gente que nem vai notar que não é frango!

Receitas de tofu -4

TOFU CROCANTE COM SALADA DE QUINOA

Aqui vai mais uma receita de tofu bem saboroso, com uma crostinha crocante e o frescor da salada!

INGREDIENTES:

400 g de tofu extra-firme
1/2 cebola pequena, cortada em fatias finas
1/4 xícara de vinagre de vinho tinto
1/4  xícara de Sriracha, molho tailandês de pimenta agridoce (que você também pode fazer em casa)
1 colher de sopa de azeite
1 pepino sem sementes, picado
3 colheres de sopa de amido de milho
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 xícara de quinoa cozida
2 colheres de sopa de  castanhas de caju torradas
Salsinha e folhas de menta, para realçar o frescor da salada

PREPARO:

Fatie o tofu com mais ou menos 1 cm de espessura. Coloque as fatias na tábua de cortar, envolvidas em papel toalha, e coloque uma assadeira em cima delas para fazer peso, a fim de extrair bem o líquido do tofu e deixá-las sequinhas. Deixe por uns 10 minutos, e se precisar, troque o papel.

Enquanto isso,  mergulhe as fatias de cebola numa tigela com  água fria, para extrair um pouco do ácido.

Bata o vinagre de vinho tinto e o molho de pimentão doce, o  azeite e 1/4 colher de chá de sal.  Escorra e seque a cebola, junte com o pepino e misture na metade desse molho vinagrete.

Polvilhe o tofu em ambos os lados com amido de milho. Em uma frigideira de 30 cm, aqueça o óleo vegetal em fogo médio-alto até ficar bem quente. Adicione tofu com cuidado. Frite até dourar profundamente, 2 a 3 minutos de cada lado. Escorra em papel absorvente.

Coloque a quinoa em uma saladeira, cubra com a salada temperada e com as castanhas de caju, a salsinha e as folhas de menta. Coloque o tofu frito ao lado e cubra com o resto do molho.

Dica: se você prefere uma textura extra crocante,  antes de fritar o tofu deixe as fatias secarem por  30 minutos em vez de 10.

Receitas de tofu - 5

FRITADA DE PAINÇO COM CURRY E RÚCULA

Para quem não conhece, o painço é um tipo de grão altamente nutritivo. Também conhecido como milho-miúdo ou milhete, esse alimento é bem parecido com o milho comum e pode ser usado de diversas formas na cozinha (no preparo de saladas ou refogados, por exemplo).

Este painço frito com curry é uma ótima alternativa ao arroz frito, mas se você não gostar da ideia. ou não achar os grãos, faça com arroz mesmo. Para esta receita, você também pode substituir a rúcula por espinafre,  couve ou até mesmo brócolis.

INGREDIENTES:

Para o tofu:

275 g de tofu cortado em cubos
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de molho de pimenta vermelha leve
1 colher de chá de alho picado
Sal a gosto
2 colheres de sopa de óleo vegetal (girassol, canola ou outro da sua preferência)

Obs.: Se gostar do tofu bem torradinho, antes de fritar passe os cubinhos no amigo de milho (como na receita do Generao Tao, acima)

Para a fritada de painço:

2 colheres de sopa de óleo vegetal (girassol, canola ou outro da sua preferência)
1 colher de sopa de curry leve
3/4 xícara de cebola cortada em cubos (cerca de 1/2 cebola média)
3 dentes de alho picados
1 pimentão picado (sem sementes)
1 1/4 colher de chá de sal e mais a gosto
2 xícaras de rúcula picada1 pimenta vermelha picada
2 talos de salsão cortadinhos
4 xícaras de painço cozido (425g)

Tempere bem o tofu com o vinagfre de maçã, o molhe de pimenta leve, o alho picado e um pouquinho de sal. Deixe marinar por uns 10 minutos. Depois escorra o líquido e frite em uma frigideira com duas colheres de óleo vegetal bem quente, por dois minutos. Reserve.

PREPARO:

Aqueça o óleo em uma frigideira grande ou wok em fogo médio-alto. Adicione o curry em pó e mexa para dissolvê-lo no óleo. Junte a cebola e o salsão e cozinhe por 2 a 3 minutos, até que comecem a amolecer. Adicione o alho picado, a pimenta picada e o sal e cozinhe por 30 segundos a 1 minuto, até que o alho comece a cheirar bem.

Adicione o painço e o tofu frito, e misture bem. Cozinhe até que o painço esteja bem aquecido (cerca de 3 minutos). Desligue o fogo. Prove o milho e acrescente mais curry em pó ou sal, se desejar. Acrescente as folhas de rúcula picadas (frescas) e misture. Sirva!

Receitas de tofu - 6

TACOS DE TOFU COM ALFACE ROMANA

O TACO é um prato tradicional mexicano que se internacionalizou. É uma tortilla (uma massa cortada redonda, achatada e bem fininha, como a de pastel) feita em geral com farinha de milho, e recheada.

Enquanto a versão original é macia, a versão que se popularizou é a que usa a tortilha dura, que fica moldada para receber o recheio. Já é fácil encontrar as tortillas prontas nos supermercados, mas você também pode prapará-las em casa (clique aqui).

A alface romana também é mais firme e mais crocante, e fica bem gostosa nessa combinação.

INGREDIENTES:

2 dentes de alho
1 cebola pequena
1/2 pimenta vermelha
1 pimenta jalapeño (pimenta verde), em fatias finas
1 colher de sopa de óleo
340 g. tofu extra-firme, sem umidade
1 1/2 colher de chá pimenta do reino
1/2 colher de chá coentro picadinho
sal a gosto
8 tortilhas de milho 1/2 cabeça de alface romana, cortadinha
Rodelas de limão, para servir

PREPARO:

No processador de alimentos pique finamente o alho, a cebola e a pimenta vermelha.

Aqueça o óleo em uma frigideira grande antiaderente. Adicione a mistura de vegetais e refogue por 4 minutos. Esfarele o tofu na frigideira, tempere com a pimenta do reino, o coentro e ¼ colher de chá de sal e cozinhe, mexendo ocasionalmente, até dourar.

Coloque o recheio de tofu nas tortilhas de milho e cubra com a alface e o jalapeño em fatiado. Sirva com rodelas de limão, para enfeitar.

Receitas de tofu - 7

 

FILÉS DE TOFU À MILANESA

Para essa receita, você vai ter que tirar bem a umidade do tofu, a fim de garantir que ele fique bem crocante. Para isso, envolva o tofu num pano de louças seco e bem limpo e estenda-o sobre uma tábua de cortar.

Aperte bem (sem amassar o tofu) para extrair a água, e em seguida troque o pano por outro limpo e seco. Coloque o tofu embrulhado sobre a tábua e ponha uma assadeira por cima do embrulho. Coloque algumas latas de conserva cheia na assadeira, para fazer peso, e deixe assim por 30 minutos, até o pano absorver toda a água. Quando estiver bem sequinho, comece a preparar o prato:

INGREDIENTES:

1 bloco (350g) de tofu extra-firme
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de pasta de tomate
1 colher de sopa de mostarda  de Dijon
1 colher de sopa de xarope de bordo (maple syrup) ou glucose de milho (tipo Karo)
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de água
¼ colher de chá de pimenta do reino
½ xícara de farinha de rosca e mais se necessário  (que você pode substituir por pão sem glúten ralado)
2 colheres de sopa de azeite (ou o suficiente para fritar o tofu)
molho barbecue para acompanhar o prato pronto

PREPARO:

Quando o tofu estiver bem sequinho, pique os dentes de alho e coloque-os num recipiente grande e plano, com capacidade para colocar o bloco inteiro de tofu.

Adicione os ingredientes restantes do molho: a pasta de tomate, a mostarda dijon, o xarope de bordo (ou o Karo), o molho de soja, a água e a pimenta e misture bem.
Em um prato separado, também grande o suficiente para acomodar o bloco inteiro, adicione a farinha de rosca.
Mergulhe o tofu na mistura do molho, e use uma espátula para ajudar a espalhar bem nas nos quatro lados do bloco.  Retire-o e passe-as em seguida pelo outro prato com a farinha de rosca, também cobrindo bem atodos os lados com a farinha.

Aqueça o óleo em uma frigideira em fogo médio. Quando estiver bem quente, frite o tofu inteiro com cuidado,  até que todos os lados estejam bem dourados (de 3 a 6 minutos para cada lado).

O empanado pode ser um pouco frágil e cair facilmente, então a melhor técnica é usar uma espátula grande (e não uma pinça) para virar os tofu delicadamente pra fritar de todos os lados.

Para a apresentação, corte o tofu em ângulos em fatias de cerca de 1 cm, e sirva com o molho barbecue ou outro de sua preferência.

Para ter sempre dicas e informações sobre alimentação e estilo de vida saudável, fique de olho no Instagram e no Facebook da Koobi Kombucha.

E peça a Koobi Kombucha pela loja online, em versões individuais ou packs.

Leave a Reply

Your email address will not be published.