O tofu, e seus benefícios à saúde

O tofu, e seus benefícios à saúde

O tofu é um daqueles alimentos que nunca serão unanimidade. Alguns amam essa proteína, e só falam dos seus benefícios à saúde. Outros declaram que é um veneno geneticamente modificado, que deveríamos evitar a todo custo.

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Muitos acham que não tem gosto nem consistência, mas há quem ache o tofu delicioso, e que tudo depende de como se faz o preparo.

Em primeiro lugar, vamos ver exatamente do que se trata: o tofu é um alimento feito de leite de soja condensado, que substitui as proteínas de origem animal. Esse extrato é prensado em blocos sólidos, em um processo bastante semelhante à fabricação de queijo.

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Conforme diz a lenda, um cozinheiro chinês criou o tofu há mais de 2.000 anos, ao misturar acidentalmente um lote de leite de soja fresco com nigari, que são cristais minerais que restam quando se extrai o sal  da água do mar.

O nigari é formado em lagoas de sal, onde a evaporação da água leva à precipitação de halita – a base do sal de cozinha.

Esses cristais são ricos em magnésio, cálcio, potássio e sódio. É um coagulante cheio de minerais usado para ajudar o tofu a solidificar e manter sua forma, e a conservar o sabor original dos grãos de soja.

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Soja orgânica e não GMO

Quanto à soja, é verdade que 99% do produto brasileiro é transgênico (ou OGM – geneticamente modificado) e cultivado no sistema de monocultura, com insumos químicos.

Mas existem fornecedores da oleaginosa orgânica, como a empresa Biorgânica, do Paraná, caso você se interesse em produzir o seu próprio tofu.

Embora os OGMs sejam controversos,  não há até agora pesquisas conclusivas que demonstrem que eles são (ou como são) prejudiciais à saúde humana.

No entanto, se você estiver preocupado com isso, simplesmente opte por marcas de tofu orgânico não-OGM.

Atualmente, já existem várias marcas brasileiras de Tofu que usam soja orgânica não modificada.

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Você pode procurar,  por exemplo, a Ecobras, do Rio de Janeiro; a mineira UAI Tofu, de Juiz de Fora; o Sítio Boa Esperança, de Juquitiba, SP, e Família Hattori, de Porto Alegre.

Muitos Nutrientes

O tofu é rico em proteínas e contém todos os aminoácidos essenciais de que o corpo humano necessita. Ele também fornece gorduras, carboidratos e uma grande variedade de vitaminas e minerais.

Por exemplo, o tofu tem elementos como:

  • Manganês: contribui para muitas funções corporais, incluindo o metabolismo de aminoácidos, colesterol, glicose e carboidratos. Juntamente com isso, ele também desempenha um papel na formação dos ossos, na coagulação do sangue e na redução da inflamação, e ajuda a formar uma enzima antioxidante que protege o corpo dos radicais livres (moléculas que destroem ou danificam as células)
  • Cálcio: seu consumo regular pode prevenir o enfraquecimento dos ossos causados pela osteoporose, e contribui para a saúde dos músculos e dentes
  • Ferro: essencial para a produção dos glóbulos vermelhos, a hemoglobina, que transporta o oxigênio para as células do corpo, ajudando a gerar energia

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Pra você ter uma ideia, uma porção de 100 gramas de tofu  contém em média:

Manganês: 31% da dose diária recomendada (DDR)Cálcio: 20% da DDR –
Selênio: 14% da DDR
Fósforo: 12% da DDR
Cobre: ​​11% da DDR
Magnésio: 9% da DDR
Ferro: 9% da DDR
Zinco: 6% da DDR

Proteína: 8 gramas
Carboidratos: 2 gramas
Fibra: 1 grama
Gordura: 4 gramas

Igualmente, o tofu tem níveis significativos de vitamina C, tiamina, riboflavina,  vitaminas do complexo B (B1, B2, B6) e vitamina E.

Acima de tudo, esse lote todo de nutrientes contém menos de 70 calorias totais, o que faz do tofu um alimento altamente nutritivo, rico em proteínas e gorduras apesar de pouco calórico.

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Mais benefícios que o tofu traz à saude

E não é só isso: o tofu é rico em isoflavonas (compostos presentes na soja e em outros legumes). De acordo com resultados de pesquisas  da Universidade de Harvard, como esses publicados em outubro de 2020, as isoflavonas protegem o coração.

Assim, segundo os estudos, as pessoas que comem pelo menos uma porção semanal de tofu ou outro alimento contendo isoflavonas têm um risco 18% menor de desenvolver doenças cardíacas em comparação com aqueles que comem esses alimentos menos de uma vez por mês.

Nesse sentido, as isoflavonas parecem ser particularmente benéficas para mulheres na pré-menopausa ou na pós-menopausa  que não usam terapia hormonal.

Do mesmo modo, o tofu também é uma excelente fonte de proteínas vegetais e contém muitos aminoácidos essenciais.

Idealmente, as mulheres devem se esforçar para substituir proteínas menos saudáveis, como carnes vermelhas ou processadas, por alimentos ricos em isoflavona como o tofu.

Além disso, ainda segundo as pesquisas de Harvard, as isoflavonas podem ajudar a promover bactérias intestinais saudáveis, que têm propriedades antiinflamatórias, como as do kombucha.

Em conclusão,  o tofu feito com soja orgânica e não geneticamente modificada é um alimento vegano da melhor qualidade, que traz vários benefícios à saúde. O único ponto negativo é que ele deixa a desejar em termos de sabor…

Mas isso é porque nem todo mundo conhece as diversas maneiras de prepará-lo, que podem transformar esse produto insosso e molenga num prato super apetitoso.

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Para saber mais, volte aqui na próxima sexta-feira: você vai achar várias receitas deliciosas que vão fazer você amar o tofu pro resto da vida!

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