O que o Tai Chi Chuan faz de bom pelo seu corpo e sua mente

O que o Tai Chi Chuan faz de bom pelo seu corpo e sua mente

Você provavelmente já ouviu falar em Tai Chi Chuan, ou simplesmente tai chi. Mas é bem possível que a sua principal referência dessa arte marcial seja a imagem de pessoas idosas praticando exercícios em câmara lenta no parque… Nesse caso, agora é uma boa hora para conhecer os benefícios dessa prática!

As atividades físicas estão mais restritas, e academias de ginástica funcionando em esquema reduzido. E sobretudo, vivemos um clima de bastante stress e incertezas. Em tempos pandêmicos como esses, você pode descobrir que arte essa marcial milenar chinesa é exatamente aquilo de que você precisa para manter a forma física e a paz de espírito.

tai chi chuan 1Crédito: E.C. LaMeaux

Antes de mais nada, é importante entender que assim como toda prática de exercícios físicos, é preciso começar devagar.

Por isso, se você nunca fez tai chi e quiser começar em casa, uma boa dica é assistir ao vídeo abaixo, de introdução ao Tai Chi Chuan, que a professora e terapeuta de medicina chinesa Cidinha Kroll Moratto produziu durante a quarentena:

Aos poucos, se você se dedicar, pode chegar a fazer coisas que nunca imaginou que conseguiria…

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Concentração, foco e coordenação

O tai chi é frequentemente descrito como “meditação em movimento”, mas pode muito bem ser chamado de “medicação em movimento”. Há evidências crescentes de que essa prática mente-corpo tem valor no tratamento ou prevenção de muitos problemas de saúde. E você pode começar a praticar mesmo se não estiver em boa forma.

Embora suas origens precisas sejam desconhecidas, ao longo dos séculos o tai chi provavelmente evoluiu de formas antigas de artes marciais de auto-defesa, artes curativas, filosofia e práticas espirituais.

Essa evolução criou uma técnica de exercícios que integra movimentos lentos e suaves, que fluem quase como numa coreografia. Mas o foco está na respiração e em uma variedade de componentes cognitivos, incluindo a capacidade de concentrar a atenção e de praticar multitarefas com destreza.

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Aula semanal de Tai Chi com Cidinha Kroll Moratto, na fazenda Painal, em Ribeirão Preto

Uma prática que atende tanto aos mais ágeis como a cadeirantes e convalescentes

O tai chi difere de outros tipos de exercício em vários aspectos. Nesses exercícios lentos e de baixo impacto, à medida em que você se move, respira profunda e naturalmente, concentrando sua atenção – como em alguns tipos de meditação – em suas sensações corporais.

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Assim, os movimentos são geralmente circulares e nunca forçados; os músculos relaxam e não ficam tensos. As articulações não estão totalmente estendidas ou dobradas e os tecidos conjuntivos não são esticados. Por isso, o tai chi pode ser facilmente adaptado a qualquer pessoa, desde os mais aptos às pessoas em cadeiras de rodas, portadores de doenças crônicas  ou pacientes se recuperando de uma cirurgia.

A prática do Tai  Chi  Chuan exige um alto grau de consciência para manter um estado equilibrado de esforço durante o exercício, o que representa um grande desafio. A mente deve controlar os pensamentos e ao mesmo tempo se manter atenta aos estímulos sensoriais internos e externos. Por isso, o Tai Chi muitas vezes é indicado no controle da progressão de doenças como Parkinson, Alzheimer, artrite e mesmo esclerose múltipla.

Na filosofia e na medicina chinesas existe o conceito de ‘chi’, a energia vital que anima o ser. O tai chi promove a circulação desse ‘chi’ dentro do corpo, em padrões intimamente relacionados ao sistema nervoso e vascular. O princípio é semelhante ao da acupuntura e outras artes de cura orientais.

Combate a ansiedade e a depressão

Ao mesmo tempo, o tai chi é fortemente associado ao conceito de Yin e Yang, que na filosofia Taoísta é o princípio de que o universo é composto por elementos opostos que precisam ser mantidos em harmonia. O tai chi promove esse equilíbrio e por isso, também pode ser muito eficaz no combate à ansiedade e à depressão.

 

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Embora o tai chi seja lento e suave e não deixe você sem fôlego, ele aborda os principais componentes da aptidão – força muscular, flexibilidade, equilíbrio e, em menor grau, condicionamento aeróbico. Veja só os benefícios:

Força muscular

O tai chi desenvolve a força  do corpo todos. Quando praticado regularmente, pode ser comparável ao treinamento de resistência e caminhada rápida.

Embora você não trabalhe com pesos ou faixas de resistência, o exercício de controle dos braços e das pernas no tai chi fortalece os membros. Esses movimentos controlados e fluídos do corpo reforçam também os músculos centrais das costas e do abdômem.

 

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Flexibilidade

Além da força, a fluidez do tai chi tonifica e desenvolve a elasticidade dos músculos e ligamentos

Equilíbrio

A concentração que o tai chi chuan promove melhora muito o equilíbrio e, segundo alguns estudos, reduz as quedas. Essa é uma das principais razões pelas quais a prática é recomendada para idosos. A propriocepção – a capacidade de sentir a posição do corpo no espaço – diminui com a idade. Além assegurar um melhor controle postural, o tai chi ativa a consciência da posição do corpo e dos movimentos das extremidades, o que pode melhorar a propriocepção articular.

O movimento repetido da cabeça é um dos elementos importantes no Tai Chi, e isso ajuda a estimular o sistema vestibular para melhorar o controle do equilíbrio.

 

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Crédito: Mark Boster / Los Angeles Times

Condicionamento aeróbico

Não se trata de nenhum super “cardio”, mas dependendo da velocidade e da amplitude dos movimentos, o tai chi pode fornecer alguns benefícios aeróbicos. Se você não é muito fã de acelerar muito seus batimentos cardíacos, esse pode ser o exercício ideal.

Verifique com seu médico

Se você tem um problema músculo-esquelético ou condição médica limitante – ou se toma medicamentos que podem causar tontura ou sonolência, converse com seu médico antes de iniciar o tai chi. Se não houver nenhuma contra-indicação, é muito provável que ele incentive você a praticá-lo. E quando você começar a sentir os benefícios, vai ver que o tai chi é muito mais radical que um programa para aposentados passarem o tempo!

 

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