O Ayurveda e seus benefícios para a saúde

O Ayurveda e seus benefícios para a saúde

Ayurveda é a palavra da moda do bem-estar, e está na pauta de todos os blogueiros, Instagrammers, especialistas em medicina alternativa e pelas it-girls de plantão. Então, mesmo se você não sabe exatamente o que é, já deve ter ouvido falar… Simplificando bem, Ayurveda é parte de uma antiga prática de saúde reconhecidamente alternativa para os padrões de hoje. Baseado em milhares de anos de tradição indiana, é um dos mais antigos sistemas de medicina do mundo.

Você pode agradecer a prática por uma série de hábitos de saúde modernos, incluindo ioga, meditação, massagem, fitoterapia, e várias recomendações de dieta e estilo de vida propagadas constantemente hoje.

Segundo a Associação Brasileira de Ayurveda, a palavra vem do sânscrito e é um conjunto de duas partes: Ayus que significa vida, e Veda, que pode ser traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria.

Portanto, Ayurveda propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza, a fim de facilitar o alcance à felicidade. Na filosofia indiana, a saúde é um “estado de completude”.

ayurveda-2

Esse conceito foi criado pelos indianos arcaicos, após perceberem que o ser humano estava perdendo seu contato com a terra e com aquilo que ela pode nos ensinar e proporcionar. Pela intensa observação do que nos cerca, criaram uma série de tratamentos alternativos que integram a saúde física com o equilíbrio emocional e espiritual, e a relação do indivíduo com seu ambiente.

Assim, a medicina ayurvédica é holística, o que significa ver o corpo e a mente como um todo. O Ayurveda não apenas trata os problemas físicos de uma pessoa, mas também muda suas práticas de estilo de vida para ajuda-la a manter ou a melhorar sua saúde.

Diferenças entre o método ayurveda e a medicina ocidental

 Enquanto a medicina ocidental é muito influenciada pelo método cartesiano de raciocínio (avaliação dos sintomas para a posterior detecção da doença, seguida do tratamento proposto em dosagens medicamentosas), a oriental segue uma abordagem mais ampla.

Desta forma, são analisados os fatores físicos, emocionais e externos que podem ter contribuído para o quadro da doença. A partir daí, é proposto um conjunto de soluções e tratamentos personalizados, que podem melhorar a qualidade de vida do paciente.

No entanto, não se trata de duas práticas opostas. A medicina ayurvedica não descarta a efetividade da medicina ocidental nem se opõe a ela, inclusive porque seu foco está tanto na prevenção quanto na cura. Por isso, o ayurveda pode ser um complemento potencializador do tratamento medicamentoso.

 O princípio da filosofia Ayurvédica

 De acordo com a Ayurveda, os cinco elementos da natureza (espaço, ar, fogo, água, terra) se combinam no corpo humano formando três componentes, chamados Doshas.

Os doshas se referem às três energias que, acredita-se, circulam pelo corpo. Cada pessoa tem todos os três doshas, mas em proporções diferentes – e em geral em cada pessoa uma delas é dominante.

ayurveda-3

Os doshas

Conhecidos como Vatta, Pitta e Kapha, os doshas devem funcionar em equilíbrio, como tudo, aliás. Eles são igualmente positivos e importantes, mas podem causar sofrimento quando as opções de dieta e estilo de vida não são saudáveis.

Ar e espaço representam Vatta. Vatta controla o movimento muscular e as articulações, a respiração e os batimentos cardíacos. Além disso, Vatta também controla a ansiedade, o medo, a dor e outras funções do sistema nervoso.

Fogo e água representam Pitta. A ideia é que essa energia controla funções corporais como digestão, o metabolismo, inteligência e a pele. Pitta governa igualmente as emoções de raiva, ódio e ciúme.

Terra e água representam Kapha. A estrutura física do corpo e o sistema imunológico são governados por Kapha. No plano emocional, considera-se que essa energia controla repostas relacionadas à calma, perdão, amor e também a ganância.

Como os doshas se refletem na saúde

Quem segue a prática do Ayurveda, acredita que os três doshas se manifestam em todas as pessoas, embora as afetem de maneiras diferentes.

Dessa forma, pessoas que têm Vatta dominante em sua constituição tendem a ser entusiastas, sociáveis, falantes, criativas e gostam de se mover rápido. Quando Vata é influenciada por escolhas inadequadas de dieta e estilo de vida, isso se reflete geralmente em cabelos, pele e unhas secos; constipação, gases e inchaço; baixa imunidade e ansiedade.

Pessoas com com Pitta dominante em sua constituição tendem a ser espirituosas, inteligentes, organizadas, focadas e voltadas para um objetivo. Nesse caso, alimentação e estilo de vida inapropriados podem causar inflamações, refluxo ácido, azia, ardor nos olhos, irritabilidade e impaciência.

Pessoas com Kapha dominante em sua constituição tendem a ser sólidas, confiáveis, generosas, atenciosas e firmes. Quando o kapha sofre por escolhas de nutrição e estilo de vida inconvenientes, isso pode resultar em efeitos colaterais como congestão, retenção de água, ganho de peso, falta de motivação, moleza e preguiça.

 

ayurveda-1
Crédito: Indiamed Blog

Como fazer para se iniciar à Ayurveda

Os médicos, terapeutas e nutricionistas que se especializam em Ayurveda vão ajudar o paciente a identificar sua natureza e seu docha, e a partir daí orienta-lo de forma adequada, oferecendo um cuidado completo da saúde. Isso inclui, quando necessário, a combinação com o tratamento proposto pela medicina ocidental.

Por isso, quem já tem um diagnóstico, deve encarar as técnicas ayurvédicas como complementares ao tratamento, e não um substituto.

A medicina ayurvédica trata as doenças de várias maneiras, incluindo mudanças na dieta, remédios à base de ervas e exercícios. De acordo com a filosofia ayurvédica, ioga, meditação, e técnicas de relaxamento contribuem para melhorar problemas como asma, pressão alta e artrite.

Além beneficiar a saúde, as práticas ayurvédicas são recomendadas para a reduzir o estresse e aumentar a flexibilidade, força e resistência.

As principais práticas ayurvédicas

Se você acha que a Ayurveda pode ajuda-lo a se sentir melhor, mais em forma e mais centrado, veja abaixo o que você vai provavelmente acrescentar à sua vida com a assistência de um especialista:

 Cuidados com a alimentação
ayurveda-5
Crédito: Mariana Vedvedeva

A terra é responsável por produzir vida e cura para diversos males que nos afetam no dia a dia. Em meio à rotina atribulada, paramos de prestar atenção no que ingerimos e, consequentemente, nos desconectamos da terra. Por isso, os especialistas na medicina ayurvedica incentivam a volta ao que nossos ancestrais já falavam, olhando e tratando a terra e tudo que vem dela de forma respeitosa.  Assim, alimentar-se com ingredientes naturais e abundantes na sua região segundo a estação do ano, é uma das principais formas de fortalecer essa conexão tão especial.

Além disso, as necessidades alimentares variam conforme o dosha identificado em cada pessoa. Após ingerir um alimento, experimente perceber como seu corpo reage a ele, mantendo contato com um nutricionista para que, juntos, possam definir a melhor rotina alimentar.

Terapias alternativas
ayurveda-6
Crédito: Christin Hume

O cuidado com a saúde mental também é parte importante do método ayurveda. Diversas terapias alternativas como: cromoterapia, aromaterapia e meditação, são indicadas para potencializar o combate às doenças que nos afetem de forma física e psicológica, dentre elas: gastrite, ansiedade, depressão, rinite e bronquite. Tais terapias nos ajudam a direcionar o foco para o momento presente e a escuta do corpo, que nos ajudam a atingir um equilíbrio.

O remédio que vem das plantas
ayurveda-7
Crédito: Chihn Le Duc

Lembra-se de quando a sua avó fazia aquele chá especial, logo depois que você se queixava de algum mal-estar? Ela estava certa e munida dos conhecimentos ancestrais!

A fitoterapia é uma técnica que prioriza as propriedades curativas das plantas como caminho para a saúde. Há uma porção de ervas, raízes e plantas que podem ser transformadas e cápsulas, xaropes e chás curativos. Muitos deles até funcionam como suplementos que fortalecem nosso sistema imunológico e nos protegem de doenças.

Massagens
ayurveda-8
Crédito: Toa Heftiba

Que uma massagem relaxante faz bem depois de um dia estressante, todo mundo sabe. Porém, para o ayurveda essa prática deveria estar mais presente em nosso dia a dia. Segundo especialistas, as massagens são responsáveis por eliminar toxinas do nosso organismo, melhorar a circulação do sangue, a respiração e a nutrição da pele.

É grande a variedade de óleos e hidratantes naturais encontradas no mercado. Por isso, experimente alguns e incorpore a massagem à sua rotina!

Ioga
ayurveda-9
Crédito: Wesley Tingey

Ioga e ayurveda andam juntas em direção ao equilíbrio do ser. Entendida por alguns como a combinação perfeita entre meditação e atividade física, a ioga nos ajuda a ficar mais centrados no momento presente, prestando atenção nos movimentos de nosso corpo. Assim, quando combinada com a medicina ayurvedica, ela é uma excelente forma de cuidar da saúde mental e corporal.

 

Para mais informações e dicas para um estilo de vida saudável e equilibrado, fique ligado no Facebook e Instagram  da Koobi.

Acesse nosso site para saber mais sobre tudo que só a Koobi tem.

E peça Koobi Kombucha na nossa loja online, em versões individuais ou packs.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.