Montreal, uma cidade de grandes parques

Montreal, uma cidade de grandes parques

Hoje nós queríamos “levar” vocês pra conhecer Montreal, onde a Koobi nasceu. Agora é verão no hemisfério norte, e nessa estação – que dura exatos três meses e nem um dia a mais –  a cidade é uma festa espetacular permanente. Muito alegre, muito dinâmica e muito, muito bonita — especialmente em seus parques!

crédito: Phil Norton

Mesmo sem turistas este ano, Montreal é sempre um show no verão

Além do Grande Prêmio de Montreal de Fórmula 1, que inaugura a temporada de agitos, e do famosíssimo festival de Jazz, há muito mais. Centenas de eventos ao ar livre animam e enfeitam Montreal todos os dias. Muitas flores, mesas nas ruas, bicicletas… tudo é cor e movimento.

Mas com toda essa onda de distanciamento social provocada pelo Covid 19, este ano a agenda ficou fechada… festas, espetáculos e todas as atividades com mais de dez pessoas estão canceladas. O turismo, naturalmente, está suspenso.

Mesmo assim, os montrealenses não vão deixar a crise estragar este verão. Nessa cidade ampla e esparramada, com poucos edifícios altos e muito verde, o que não falta é espaço aberto para aproveitar a estação.

Natureza e biodiversidade em toda a cidade

Pra quem não sabe, Montreal é uma ilha fluvial no formato de um bumerangue, que fica no Rio São Lourenço, na provícia de Quebec. Com 50 kms de uma ponta a outra, ela tem mais de 250 kms de costa, com algumas praias e muitas marinas.

Mas o que todo mundo aproveita mesmo são os parques. São mais de 30 grandes parques que cobrem uma área de 20 kms2 da ilha, todos sempre super bem protegidos e repletos de biodiversidade e de belezas naturais. Clique aqui para saber mais.

Sem falar numa outra centena de parques menores – praticamente cada bairro tem pelo menos um – e nas praças urbanas. Dá pra afirmar que em Montreal é possível passear muito sem comprometer seu espaço pessoal.

crédito: Jean Gagnon

Certamente, de todos, o mais famoso é o parque Mont Royal, que se estende  sobre a colina de três picos que também dá nome à cidade. Ele foi projetado em 1870 por Frederick Law Olmsted, o mesmo arquiteto que criou o Central Park de Nova York.

Como o parque nova-yorquino, o Mont Royal também fica bem no coração do centro urbano. E é o “recreio” preferido de quem mora e trabalha por lá.

 

Parque Mont Royal
crédito: Les amis de la Montagne

Ao som dos tambores

Aos domingos, um famosa tradição do Mont Royal é o festival do Tam Tam. É um evento gratuito, que reúne toda a diversidade colorida da cidade. Em torno do monumento Sir George-Étienne Cartier (o fundador de Montreal), todo mundo dança ao som dos tambores de várias origens.

Só que este ano os percussionistas também estão praticando o distanciamento físico,  e a multidão tem que se espalhar mais para evitar as multas da polícia, que está sempre de olho…

crédito: CTV News

Fumar maconha pode, já que a cannabis recreativa é legal no país. Mas agrupamentos, este ano dão multa cara!

Assim como o Mont Royal, Montreal tem pelo menos outros 15 grandes parques urbanos. Imagine uma cidade com 15 “Central Parks”!!! Claro que nem todos são tão grandes… Mas todos oferecem um oásis para quem quer curtir a natureza, atividades ao ar livre e recreação sem precisar sair da ilha.

crédito: Normand Marier

Bem como os parques urbanos, a ilha ainda tem reservas que formam uma vasta rede de áreas naturais protegidas. Elas se destacam pela riqueza de seu habitat natural, com vários animais nativos, paisagens, e até, para alguns, pelo seu passado histórico.

crédito: Morgan Arboretum

E como tudo é sempre muito bem cuidado e protegido, você não vai encontrar lixo fora dos conteiners designados pra esse fim.

De leste a oeste, cada um tem um caráter único e encantos que variam de estação para estação. 

Bom  tanto no verão quanto no inverno

A maior parte dessas reservas chega até a beira da água do rio, onde se formam praiazinhas, ou existem piers para facilitar o uso de caiaques, canoas e pranchas de wind surf e kite surf.

crédito: TripAdvisor
crédito: kiteforce.ca

Mas não é só no verão que os parques urbanos e naturais atraem milhares de visitantes: há muitas oportunidades para as atividades de inverno também.

Esqui cross-country, raquetes de neve, trenós, e patinação no gelo são tão comuns quanto as aventuras estivais. Afinal, o inverno é longo, e os canadenses sabem aproveitar a vida ao livre o ano inteiro.

Acesse nosso site para saber mais sobre a história da Koobi e que ela tem de bom!

E siga também a Koobi no Facebook e Instagram  para receber novidades e muita informação!

Leave a Reply

Your email address will not be published.