Ideias para um fim de ano solidário

Ideias para um fim de ano solidário

Então, é aquela época do ano outra vez… E o que a gente fez? A resposta mais honesta provavelmente é “fizemos o que pudemos”. E empenhamos toda nossa determinação para atravessar este ano, que não foi fácil. Mas, pra quem quiser ainda fazer um pouquinho mais – enfim, é Natal…  – temos  algumas ideias para um fim de ano solidário.

A verdade é que esta é “A Data” para autocobrança, o que alimenta ainda mais o cansaço e o estresse tão típicos do final do ano. O tal “espírito de Natal” em certos momentos nos assombra…

Esses feriados são sem nenhuma dúvida  a época mais cara e corrida do ano, e ainda assim suscitam o maior entusiasmo toda vez que chegam.

“É a época de dar!”, o que, em outras palavras, em geral significa gastar os neurônios e os salários em presentes, enfeites, ceias e planos, e no final das contas, mais cansaço e estresse.

Por outro lado, temos todos a consciência que boa parte do mundo não tem muito o que celebrar, o que nos faz sentir culpados e impotentes.

E isso, naturalmente é estressante, porque essa também é “A época de sermos e fazermos todos felizes”. De fato, não há como se livrar das cobranças!

Desde o ano passado, no entanto, temos experimentado novas maneiras de celebrar as Festas de fim de ano.

Fim de ano solidário 2

A solidariedade libera endorfinas

A temporada de festas definitivamente tem potencial. Se as coisas não fossem tão comerciais e pudéssemos só relaxar e mais para passar tempo com as pessoas queridas, seria ótimo. Definitivamente, é isso que devemos fazer.

Outra coisa que pode trazer mais tranquilidade e paz de espírito nesta ocasião é exercitar a solidariedade. Mas aí, mais uma vez, sem obrigação e sem pressão.

Dizem que uma das chaves para a felicidade é ajudar os outros. Há mesmo referências científicas sobre isso. Diferentes pesquisas apontam que, ao doar, ativamos áreas do cérebro associadas ao prazer, à conexão social e à confiança.

Vejam só,  o comportamento altruísta permite a liberação de endorfinas, aumentando a sensação da felicidade. Não só no nosso cérebro, mas obviamente também naquele das pessoas que recebem ajuda.

Assim, a solidariedade é um instinto humano. E já que estamos propondo um fim de ano de pequenos e reais prazeres, ela pode entrar na lista.

Fim de ano solidário 3

Ideias para um fim de ano solidário

Com certeza, em dezembro também  somos tão bombardeados por campanhas de doação e que acabamos ficando meio insensíveis a tanta informação.

Contudo, há diferentes formas mais criativas e envolventes de tornar o Natal mágico para outras pessoas que não sejam mandar um PIX ou fazer uma transferência bancária.  Não se trata apenas de dinheiro. Podemos doar nosso tempo, ideias e energia. Afinal, não é esse é o espírito da data?

Além disso, se alguma vez houve um momento em que precisávamos espalhar um pouco de alegria de Natal, vamos combinar, é agora.

Portanto, seguem abaixo algumas sugestões que podem colaborar para transformar o fim de ano em uma ocasião especial para muita gente:

natal solidário 4

Contribuir para um Natal sem Fome

Uma compra de supermercado pode ser um enorme presente para uma família em situação de necessidade. Uma das maiores campanhas contra a fome, com atuação em todo o Brasil, se chama “Natal sem fome”.

Trata-se de uma grande  mobilização solidária da sociedade civil, que ocorre desde 1994 e já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem um Natal digno. Este ano,  o objetivo é levar alimentos para a mesa de pelo menos 600 mil famílias brasileiras.

Para participar, basta  um clique.  E você escolhe o valor que deseja doar, a partir de apenas R$ 1. É só acessar o site Natal sem Fome 2021.

Você também pode fazer as compras diretamente e doá-las em diversos pontos de recolhimento, de várias outras instituições que depois farão as distribuições.

Natal solidário 5

Bancar o Papai Noel pelo programa dos Correios:

Pouca gente sabe, mas todos os anos os Correios realizam a Campanha Papai Noel. Esse programa, que começou há mais de 30 anos, recebe cartinhas de crianças de até 10 anos, em situação de vulnerabilidade social, que acreditam estar enviando seus desejos diretamente para o Polo Norte.

Os pedidos variam de brinquedos, ajuda com necessidades como cestas básicas, medicamentos e até mesmo a material escolar. A escolha da carta pode ser diretamente nas agências do correio ou pelo site Campanha Papai Noel dos Correios.

Depois de escolher a cartinha que quer adotar, o “padrinho” ou a “madrinha” compra o presente, embrulha, coloca a etiqueta fornecida e deposita o pacote em um dos pontos de coleta. E assim realiza o sonho de uma criança.

Fim de ano solidário 6
Apoiar um refugiado

Dezenas de milhares de pessoas têm  pedido refúgio no Brasil. Esses números vem crescendo ano a ano por conta das crises na Síria, Venezuela, República Democrática do Congo, entre outros países em guerra ou em profunda crise social e econômica.

No entanto, apenas poucos milhares delas já conseguiram ser acolhidos legalmente aqui. A Migraflix é uma organização não-governamental sem fins lucrativos criada em 2015 com o objetivo de integrar refugiados e imigrantes a se integrarem.

Um dos projetos dessa ONG é o Meu Amigo Refugiado, uma iniciativa que promove essa aproximação, conectando famílias de refugiados e brasileiros em datas especiais, nas casas, em volta da mesa.

A ideia é que as famílias brasileiras recebam pelo menos um refugiado na ceia do dia 24 ou no almoço do dia 25. Em contrapartida, o convidado  leva para a família um prato típico do seu país.

Um projeto bem bacana!

Natal solidário 7

Preparar uma Ceia para quem não pode

Nessa mesma linha, há vários projetos que se propõem a oferecer uma ceia a moradores de rua. Um deles é da ONG Anjos da Noite, cuja premissa é “todos os problemas são problemas de todos”. O fim de ano solidário é uma das ações que eles propõem.

Para o Natal deste ano, a ideia é arrecadar doações para realizar uma  festa para as pessoas em situação de rua. Para aqueles que preferirem, também  é possível doar outros itens específicos, como alimentos, roupas,  artigos de higiene, etc. Ou até mesmo colocar a mão na massa para ajudar a preparar as refeições, bem como auxiliar a servir as refeições e distribuir as doações.

fim de ano solidário 8

Há várias outras campanhas que promovem  um Fim de Ano solidário para amenizar  a invisibilidade de quem vive em situação de vulnerabilidade social, incluindo  idosos, pacientes em hospitais, pessoas com distúrbios mentais, e várias outras.

Sem nenhuma dúvida, todas necessitam de fundos. Mas a maioria também precisa de quem esteja disposto a dedicar um pouco de tempo, atenção, disposição, criatividade e engenhosidade para tornar essas ações mais bem sucedidas.

Da mesma forma, cada um pode fazer sua contribuição de maneira individual, sem necessariamente aderir a uma campanha.  Como dissemos no começo,  esse deveria ser o momento do ano para evitar as cobranças e as pressões. essas são apenas algumas ideias de como promover  um fim de ano mais solidário.

Mas generosidade e a solidariedade não precisam de aparato. Pequenos gestos, um pouco de tempo e boa vontade já podem fazer muita diferença.

Com a colaboração de Thalita Mion.

Para mais informações e dicas de um estilo de vida saudável e equilibrado, fique ligado no Facebook e Instagram  da Koobi.

Acesse nosso site para saber mais sobre tudo que só a Koobi tem.

E peça Koobi Kombucha na nossa loja online, em versões individuais ou packs.

Leave a Reply

Your email address will not be published.