Comemorar as festas de fim ano terá um significado especial em 2020. Trata-se, literalmente, de um rito de passagem. Estaremos deixando para trás um ano sombrio e tenso e celebrando a vida e a esperança. Mas não há dúvidas que as celebrações, desta vez, serão diferentes.
Ainda que no Brasil não se levem muito a sério as prescrições da OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria das festas vai ser mais contida.
Definitivamente, a aposta mais segura seria não realizar festa alguma. Mas os rituais são importantes e reconfortantes.

E o nosso desejo de nos apegar a qualquer aparência de normalidade nesta época totalmente fora do normal é forte. Queremos, pelo menos nesse momento, fazer uma pausa. Esquecer essa longa sucessão de restrições e perdas e dar lugar à alegria.
O Natal e o Réveillon são um grande negócio para muitos, e a tentação de jogar ao vento as precauções contra a pandemia é quase irresistível. Além disso, é praticamente impossível nos obrigar a desapegar totalmente das nossas tradições e cultura.
Mais introversão, mas não menos alegria
Estarmos juntos para celebrar ocasiões especiais como o Natal ajuda a afirmar nossa identidade e a aumentar o bem-estar nestes tempos difíceis. Com isso, as celebrações dessa época são meio indispensáveis.
No entanto, até mesmo as reuniões menores de familiares ou entre amigos não são 100% seguras. Serão um risco calculado.
Portanto, teremos que moderar nossas expectativas. Realisticamente, o tema ainda é “menos é mais”… e não vale a pena correr grandes riscos. Já vimos os efeitos da negligência.
Assim, as festas deste fim de ano serão menores, menos exuberantes e mais íntimas, pelo menos pra quem tem algum juízo. Mas isso não quer dizer que o fim de ano será triste!
Há muitas maneiras de transformar esta estação numa temporada muito especial para a família e os amigos.
E certamente, é possível fazer isso com muito menos trabalho e menores gastos do que o que investimos para projetar recepções e comprar milhões de presentes.
Criatividade, originalidade e bom humor – e uma boa conexão internet!! – podem contribuir para criar momentos inesquecíveis.
Não há lugar como a nossa casa
Tem uma famosa canção de Natal em inglês que se chama There Is No Place Like Home For The Holidays, que quer dizer “não há lugar como a casa da gente para as festas de fim de ano”. Esse poderia ser o hino de 2020 nesta época. O melhor lugar mesmo vai ser em casa.
Então, o negócio é caprichar para deixar o ambiente bem acolhedor e agradável, e achar boas maneiras de marcar a data com as pessoas queridas. Mesmo aquelas que estiverem longe.
Tão longe e tão perto
Só porque não podemos nos reunir pessoalmente, não significa que não possamos curtir nossos amigos e familiares no Natal ou no Réveillon. Se houve alguma coisa boa na quarentena foi que aprendemos a nos relacionar virtualmente com todo mundo com muita naturalidade.
Logo, nada nos impede de fazer o mesmo agora. A mágica vai ser transformar as conversas de Zoom, Facetime, Teams e Google Meet em momentos especiais.
Prepare o clima
Um bom jeito de começar é produzindo uma playlist antecipadamente. A música de fundo pode ser uma maneira perfeita de fazer com que os participantes entrem no espírito natalino enquanto esperam que todos se juntem.
Outra maneira de manter as tradições é enviar os presentes previamente para quem vai participar da reunião, e avisar que eles só podem abrir na hora certa, quando todos estiverem juntos online.
Isso já cria aquele espírito de antecipação que vai animar o encontro, como acontece sempre. Melhor ainda se esses presentes este ano tiverem um tema: coisas saudáveis e ecológicas, ou feitas em casa podem ser uma boa pedida para um ano como este!
Programar algumas atividades para os participantes também dá ritmo ao encontro e evita que ele vá ficando monótono. Jogos e brincadeiras animam a festa e geram boas memórias. O ideal é planejar os jogos e as regras e enviar para todos antes, para que estejam todos preparados.
A festa antes da ceia
Nem todos podem ou querem animar uma festa online. Mas há muitas outras formas de se conectar no espírito das celebrações.
A família de um dos nossos amigos no Canadá tem uma tradição para estar sempre junta nas festas de fim de ano, mesmo morando em países diferentes:
“No Natal, configuramos uma chamada Facetime em um laptop conectado a um monitor externo no balcão da cozinha”, ele conta. “Minha filha em NY cozinha exatamente o mesmo prato que nós fazemos em tempo real. Vamos conversando e checando os resultados enquanto isso.
Movemos o monitor para a ponta da mesa quando nos sentamos para comer, e é quase como se ela estivesse lá conosco. Uma dica que tornou a experiência muito melhor para nós foi conectar um pequeno alto-falante externo ao laptop (tanto nosso quanto o dela) e as conversas ficaram muito mais naturais ”.
Nessa mesma linha, outro amigo nosso faz uma concurso de receitas alguns dias antes da ceia, com amigos e familiares. Os pratos vencedores são produzidos igualmente em cada casa, e assim na hora da festa, todos comem a mesma ceia em diversos lugares.
Mais tempo para ser criativo
Entre comprar presentes, ir àquelas mil festas de fim de ano, planejar grandes ceias, enviar cartões e tudo mais, o fim de ano acaba virando um trabalho árduo e intenso.
Consequentemente, o Natal e o Réveillon, embora sejam datas alegres, podem acabar sendo mais uma função de que um grande prazer.
Então, se existe uma vantagem de comemorar esses feriados durante uma pandemia, é que desta vez vai haver bem mais tempo para relaxar e curtir. E para inventar também.
Se você está ainda sem ideias, considere estas:
Fazer biscoitos de Natal
Preparar esses biscoitinhos é uma ótima atividade para entreter crianças, se divertir e ainda deixar sua casa com um cheiro delicioso. Ainda por cima, as receitas são bem simples e fáceis de achar na Internet. Antes de começar, porém, lembre-se de providenciar alguns cortadores com formas engraçadinhas, coberturas e confeitos para decorar.
Recolher e decorar com elementos naturais
Deixe guardados os artefatos sintéticos este ano. Aproveite esse momento para combinar o bonito e o sustentável. Lidar com a natureza; encontrar e combinar galhos, ramos, folhas, flores, frutas, sementes é uma terapia, e os resultados podem ser deslumbrantes.
Afinal, a simplicidade e a serenidade podem ser um grande presente para o fim deste ano, tão difícil e conturbado…
Assim como a certeza de que estamos fazendo a coisa certa para garantir que o Ano Novo será melhor!
Boas Festas!!!
Para mais informações e dicas de um estilo de vida saudável e equilibrado, fique ligado no Facebook e Instagram da Koobi.
Acesse nosso site para saber mais sobre tudo que só a Koobi tem.
E peça Koobi Kombucha na nossa loja online, em versões individuais ou packs.
Leave a Reply