Festas de fim de ano vão ser diferentes em 2020

Festas de fim de ano vão ser diferentes em 2020

Comemorar as festas de fim ano terá um significado especial em 2020. Trata-se, literalmente, de um rito de passagem. Estaremos deixando para trás um ano sombrio e tenso e celebrando a vida e a esperança. Mas não há dúvidas que as celebrações, desta vez, serão diferentes.

Ainda que no Brasil não se levem muito a sério as prescrições da OMS (Organização Mundial da Saúde), a maioria das festas vai ser mais contida.

Definitivamente, a aposta mais segura seria não realizar festa alguma. Mas os rituais são importantes e reconfortantes.

festas de fim de ano - 2
AleksandarNakic / Getty Images

E o nosso desejo de nos apegar a qualquer aparência de normalidade nesta época totalmente fora do normal é forte. Queremos, pelo menos nesse momento, fazer uma pausa. Esquecer essa longa sucessão de restrições e perdas e dar lugar à alegria.

O Natal e o Réveillon são um grande negócio para muitos, e a tentação de jogar ao vento as precauções contra a pandemia é quase irresistível. Além disso, é praticamente impossível nos obrigar a desapegar totalmente das nossas tradições e cultura.

Mais introversão, mas não menos alegria

Estarmos juntos para celebrar ocasiões especiais como o Natal ajuda a afirmar nossa identidade e a aumentar o bem-estar nestes tempos difíceis. Com isso, as celebrações dessa época são meio indispensáveis.

No entanto, até mesmo as reuniões menores de familiares ou entre amigos não são 100% seguras. Serão um risco calculado.

Portanto, teremos que moderar nossas expectativas. Realisticamente, o tema ainda é “menos é mais”… e não vale a pena correr grandes riscos. Já vimos os efeitos da negligência.

Assim, as festas deste fim de ano serão menores, menos exuberantes e mais íntimas, pelo menos pra quem tem algum juízo. Mas isso não quer dizer que o fim de ano será triste!

festas de fim de ano - 3

Há muitas maneiras de transformar esta estação numa temporada muito especial para a família e os amigos.

E certamente, é possível fazer isso com muito menos trabalho e menores gastos do que o que investimos para projetar recepções e comprar milhões de presentes.

Criatividade, originalidade e bom humor – e uma boa conexão internet!! – podem contribuir para criar momentos inesquecíveis.

Não há lugar como a nossa casa

Tem uma famosa canção de Natal em inglês que se chama There Is No Place Like Home For The Holidays, que quer dizer “não há lugar como a casa da gente para as festas de fim de ano”. Esse poderia ser o hino de 2020 nesta época. O melhor lugar mesmo vai  ser em casa.

Então, o negócio é caprichar para deixar o ambiente bem acolhedor e agradável, e achar boas maneiras de marcar a data com as pessoas queridas. Mesmo aquelas que estiverem longe.

festas de fim de ano - 4

Tão longe e tão perto

Só porque não podemos nos reunir pessoalmente, não significa que não possamos curtir nossos amigos e familiares no Natal ou no Réveillon. Se houve alguma coisa boa na quarentena foi que aprendemos a nos relacionar virtualmente com todo mundo com muita naturalidade.

Logo, nada nos impede de fazer o mesmo agora. A mágica vai ser transformar as conversas de Zoom, Facetime, Teams e Google Meet em momentos especiais.

festas de fim de ano - 5

Prepare o clima

Um bom jeito de começar é produzindo uma playlist antecipadamente. A música de fundo pode ser uma maneira perfeita de fazer com que os participantes entrem no espírito natalino enquanto esperam que todos se juntem.

festas de fim de ano - 6

Outra maneira de manter as tradições é enviar os presentes previamente para quem vai participar da reunião, e avisar que eles só podem abrir na hora certa, quando todos estiverem juntos online.

Isso já cria aquele espírito de antecipação que vai animar o encontro, como acontece sempre. Melhor ainda se esses presentes este ano tiverem um tema: coisas saudáveis e ecológicas, ou feitas em casa podem ser uma boa pedida para um ano como este!

Programar algumas atividades para os participantes também dá ritmo ao encontro e evita que ele vá ficando monótono. Jogos e brincadeiras animam a festa e geram boas memórias. O ideal é planejar os jogos e as regras e enviar para todos antes, para que estejam todos preparados.

festas de fim de ano - 7

A festa antes da ceia

Nem todos podem ou querem animar uma festa online. Mas há muitas outras formas de se conectar no espírito das celebrações.

A família de um dos nossos amigos no Canadá tem uma tradição para estar sempre junta nas festas de fim de ano, mesmo morando em países diferentes:

“No Natal, configuramos uma chamada Facetime em um laptop conectado a um monitor externo no balcão da cozinha”, ele conta. “Minha filha em NY cozinha exatamente o mesmo prato que nós fazemos  em tempo real. Vamos conversando e checando os resultados enquanto isso.

Movemos o monitor para a ponta da mesa quando nos sentamos para comer, e é quase como se ela estivesse lá conosco. Uma dica que tornou a experiência muito melhor para nós foi conectar um pequeno alto-falante externo ao laptop (tanto nosso quanto o dela) e as conversas ficaram muito mais naturais ”.

Nessa mesma linha, outro amigo nosso faz uma concurso de receitas alguns dias antes da ceia, com amigos e familiares. Os pratos vencedores são produzidos igualmente em cada casa, e assim na hora da festa, todos comem a mesma ceia em diversos lugares.

Mais tempo para ser criativo

Entre comprar presentes, ir àquelas mil festas de fim de ano, planejar grandes ceias, enviar cartões e tudo mais,  o fim de ano acaba virando um trabalho árduo e intenso.

Consequentemente, o Natal e o Réveillon, embora sejam datas alegres, podem acabar sendo mais uma função de que um grande prazer.

Então, se existe uma vantagem de comemorar esses feriados durante uma pandemia, é que desta vez vai haver bem mais tempo para relaxar e curtir. E para inventar também.

Se você está ainda sem ideias, considere estas:

festas de fim de ano - 8

Fazer biscoitos de Natal

Preparar esses biscoitinhos é uma ótima atividade para entreter crianças, se divertir e ainda deixar sua casa com um cheiro delicioso. Ainda por cima, as  receitas são bem simples e fáceis de achar na Internet. Antes de começar, porém, lembre-se de providenciar alguns cortadores com formas engraçadinhas, coberturas e confeitos para decorar.

festas de fim de ano - 9

Recolher e decorar com elementos naturais

Deixe guardados os artefatos sintéticos este ano. Aproveite esse momento para combinar o bonito e o sustentável. Lidar com a natureza; encontrar e combinar galhos, ramos, folhas, flores, frutas, sementes é uma terapia, e os resultados podem ser deslumbrantes.

festas de fim de ano - 10

Afinal, a simplicidade e a serenidade podem ser um grande presente para o fim deste ano, tão difícil e conturbado…
Assim como a certeza de que estamos fazendo a coisa certa para garantir que o Ano Novo será melhor!
Boas Festas!!!

Para mais informações e dicas de um estilo de vida saudável e equilibrado, fique ligado no Facebook e Instagram  da Koobi.

Acesse nosso site para saber mais sobre tudo que só a Koobi tem.

E peça Koobi Kombucha na nossa loja online, em versões individuais ou packs.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.