Especiarias podem ajudar a viver mais

Especiarias podem ajudar a viver mais

Não existe uma pílula mágica que você possa engolir para viver mais. Mas você sabe que o que você come hoje tem um efeito importante na sua saúde amanhã. Assim, é bom saber também que as especiarias, como pimenta, canela e gengibre, podem ajudar.

De fato, nossa comida seria realmente muito sem graça sem elas. Mas esses condimentos não só conferem sabor e cor à culinária, como também proporcionam enormes benefícios à saúde.

Vários estudos, como esse realizado pela Faculdade de Saúde Pública de Harvard (clique aqui), sugerem isso. Eles indicam que pessoas que comem alimentos picantes quase todos os dias parecem ter mais chance de uma vida longa do quem não come.

Para incrementar o sabor e a saúde

As evidências revelam que os componentes ativos das especiarias estão associados à melhora dos quadros de inflamação, à redução da gordura corporal e a um perfil de colesterol e triglicérides mais equilibrado.

Esses são, definitivamente, fatores que contribuem para a longevidade. Daí a importância da especiarias, fundamentais para cozinhar em todo o mundo.

Bom saber que a Koobi também inclui várias dessa especiarias em sua receitas!

A maioria delas, aliás, tem sido explorada há séculos na culinária ayurvédica. Ayurveda é um sistema tradicional de medicina indiana (clique aqui). Seu objetivo é preservar a saúde e o bem-estar, mantendo a mente, o corpo e o espírito em equilíbrio e evitando doenças em vez de tratá-las.

Só para esclarecer, as especiarias são sementes, frutinhas, raízes, cascas ou outra substância vegetal usadas principalmente para dar sabor ou colorir alimentos.

Elas se distinguem das ervas, que são as folhas, flores ou caules das plantas utilizadas para temperar ou para fazer infusões.

No entanto, não há necessidade de carregar na pimenta e nos temperos ardidos. Na verdade, basta uma quantidade bem pequena por dia.

Por isso é bom não exagerar: alimentos picantes podem provocar um aumento no ácido gástrico em algumas pessoas e causar azia.

As especiarias são potentes, então tudo o que é necessário por porção é um oitavo de uma colher de chá. Ou seja, a chave é usar especiarias regularmente e não apenas de vez em quando.

Definitivamente, uma grande vantagem de incluir as especiarias na dieta diária é que elas podem ser usadas para substituir o sódio nas refeições e mesmo o açúcar nos doces.

Portanto, em vez de temperar sua comida com sal e manteiga, o que pode contribuir para a hipertensão e doenças cardíacas, considere usar mais os seguintes condimentos para relevar o sabor.

O poder das especiarias:

Açafrão:

Vamos falar do açafrão em primeiro lugar só porque é o primeiro na ordem alfabética, porém é provavelmente o menos acessível, já que é a especiaria mais cara do mundo… Mas vale como curiosidade: o peso do açafrão vale tanto quanto o do ouro.

Isso porque se trata do estigma de uma flor que só produz  três fios  e floresce apenas uma semana a cada ano. O açafrão deve ser colhido à mão no meio da manhã, quando as flores ainda estão fechadas para proteger os delicados fiozinhos, e 1000 flores rendem menos de 30g de açafrão…

No entanto essa extravagância tem seu mérito: além do seu sabor aromático, esse condimento é usado para tratar resfriados, tosses, insônia, doenças cardíacas e depressão leve a moderada. Recentemente, uma série de estudos mostraram que o açafrão tem um efeito inibidor significativo no crescimento do câncer e da doença de Alzheimer.

Anis estrelado:

O anis estrelado é rico em antioxidantes e vitaminas A e C, que ajudam a combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce e diabetes.
O óleo produzido a partir de anis estrelado contém timol, terpineol e anetol, que é usado no tratamento de tosse e gripe.
Da mesma forma, o anis também ajuda a melhorar a digestão, alivia as cólicas e reduz as náuseas, principalmente durante os primeiros meses de gestação.

Canela:

A canela contém cinamaldeído, um fitoquímico que pode combater cargas virais e prevenir o desenvolvimento de bactérias.

Ela também confere um sabor doce aos alimentos sem adicionar açúcar, e estudos indicam que pode reduzir os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Além disso, ajuda a diminuir o colesterol e protege contra doenças neurodegenerativas. Algumas evidências indicam mesmo que a substância pode reduzir a taxa de progressão da doença de Alzheimer.

Cardamomo:

O cardamomo não é muito conhecido no Brasil, mas vez se tornando mais popular à medida que suas propriedades benéficas são cada vez mais divulgadas. A exemplo de outros condimentos, ele é usado na medicina alternativa para remover toxinas, e  segundo estudos, pode ajudar a combater as células cancerosas.

Assim como vários do produtos listados aqui, o coentro é um antioxidante natural; tem efeitos antinflamatórios e também ajuda a reduzir a pressão arterial. Tem ação expectorante e é usado há séculos para tratar o mau hálito e melhorar a saúde bucal.

E tem mais! Alivia a flatulência, é anti-espasmódico e fortalece as atividades de digestão.

Colorau:

O colorau se faz com sementes de Urucum, que são moídas até virar pó. Ele tem duas substâncias típicas dos alimentos coloridos e fortemente pigmentados: os flavonoides e os carotenoides.

Esses dois dois compostos ativos são ricos em vitaminas A e E, e apresentam uma potente ação antioxidante e anti-inflamatória.

Cominho:

Para quem não conhece, o cominho é a semente de uma planta nativa de uma área que vai do Oriente Médio até a India. Ele tem uma série de benefícios digestivos, e fornece nutrientes minerais importantes, como ferro, cálcio, fósforo, magnésio e potássio.

Também é muito rico em vitamina A e B1, e é eficiente no tratamento de condições cardiovasculares, diabetes, alergias e até cancer.

Curry:

Em primeiro lugar, o curry, ou caril em pó, não é um produto só: trata-se de  uma mistura de especiarias, geralmente incluindo açafrão, coentro, cominho,  e pimenta malagueta. Outras adições comuns são gengibre, pimenta-do-reino, sementes de mostarda,  e sementes de funcho.

Portanto, o curry reúne os benefícios antiinflamatórios e a propriedades anticancerígenas de seus componenetes.  Cheio de antioxidantes, esse pó também tem propriedades antifúngicas, estimula a digestão e ajuda a baixar a taxa de açúcar no sangue.

Cravo:

O cravo é a especiaria que tem a maior quantidade de antioxidantes. É um analgésico natural, e um forte antiinflamatório, que ajuda a combater a dor de garganta e a aliviar as infecções respiratórias.

Cúrcuma:

Antes de mais nada, a cúrcuma é  uma das especiarias mais poderosas e saudáveis da Terra. O componente mais potente é seu óleo, que contém o pigmento amarelo ou laranja chamado curcumina, que tem uma notável ação antioxidante.

Várias pesquisas mostram que esse componente tem excelentes efeitos antiinflamatórios, eficazes na redução da dor e do inchaço em pessoas com artrite.  Ajudam igualmente a reduzir a inflamação no cérebro, associada à doença de Alzheimer.

Gengibre:

Com fortes propriedades antiinflamatórias, o gengibre é  usado nas culturas asiáticas há milhares de anos para tratar problemas de estômago, diarreia e náuseas.

Ginseng:

Muito comum em muitas partes da Ásia, o ginseng tem uma sólida experiência clínica que apóia seus benefícios para a saúde. Ele estimula o sistema imunológico e ajuda a combater resfriados e gripes.

Também ajuda a manter o foco mental, melhora a concentração e aumenta a disposição, combatendo fraqueza e cansaço.

Mostarda em grão:

Usada habitualmente para produzir a pasta amarela que tempera hotdogs, as sementes de mostarda são um condimento muito mais valioso do que se imagina.

Seus benefícios variam desde contribuir para níveis mais baixos de açúcar no sangue, redução de inflamações e  proteção contra infecções até oferecer alguma proteção contra certos tipos de câncer.

Nóz Moscada:

A noz-moscada é um ingrediente presente em muitas bebidas desintoxicantes e programas de limpeza. Ela ajuda o fígado a expelir toxinas e a eliminar as impurezas dos rins.

Também pode contribuir para prevenir cáries ao combater as bactérias na boca. A noz-moscada é rica em compostos antiinflamatórios protetores que podem diminuir o risco de câncer.

Páprica:

A páprica é feita com pimentões vermelhos moídos e secos, e tem tem propriedades antioxidantes.

Seu consumo contribui para diminuir o risco de câncer e doenças cardíacas, e  pode ajudar a aliviar os gases, aumentar a imunidade e diminuir a sobrevivência das células cancerosas.

Semente de Coentro:

Essas sementes têm propriedades antiinflamatórias, antibacterianas, antialérgicas e antioxidantes.

O coentro incrementa a saúde digestiva; estimula o fígado; contribui para regular o açúcar no sangue, a pressão arterial e o colesterol; protege contra doenças e infecções principalmente do olhos e da boca, e ainda ativa a cognição, a memória e o sistema nervoso!

Pimentas

As pimentas, tanto as secas quanto as frescas, têm um componente bioativo chamado capsaicina, que é um antiinflamatório muito eficaz. Ele tem igualmente a propriedade de ativar a circulação, e ao mesmo tempo de reduzir o colesterol ‘ruim’ e os triglicerídeos e melhorar as inflamações.

Pode parecer uma absurda contradição,  mas a capsaicina nas pimentas na verdade age como um anti-irritante. Pessoas com úlceras foram orientadas durante anos a evitar alimentos picantes, mas pesquisas revelaram que pimentas são, ao contrario benéficas, para úlceras.

E não é só isso: as pimentas têm uma alta ação detoxificante, e ajuda a eliminar bactérias e fungos.

Use, mas não abuse!

Então, como você pode ver, preparar seus pratos com especiarias não é apenas uma maneira de realçar o sabor dos alimentos com um toque de requinte e exotismo, ou de “apimentar” a vida. É também um jeito prático de acrescentar mais uma dose de saúde diária às refeições.

Só uma ressalva, porém: antes de de lançar na experiência de temperar, certifique-se que você não é alérgico a esses condimentos!

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