Cuide bem dos músculos do seu core!

Cuide bem dos músculos do seu core!

Se você não segue uma rotina regular de exercícios, é provável que não esteja ativando bem os  músculos do seu core. Mas esse conjunto muscular central é o nosso “núcleo”. Ele é o grande responsável pelo equilíbrio e a estabilidade do nosso corpo, e portanto, merece uma boa manutenção!

Mas atenção, não estamos falando aqui de esculpir uma barriga tanquinho pra exibir na academia e na praia.

É claro que ter um abdômen trincado e bem definido é um sonho de consumo. Mas mais importante do que ter uma barriga sarada é ter um core forte e estável.

Fortalecer esses músculos centrais é necessário tanto para a saúde quanto para o bem estar.

Assim, aqui vai uma breve lição de anatomia que vale a pena aprender:

NOSSA CENTRAL DE ENERGIA

O core, também conhecido como “power house”, ou a “central de força”, é a base de suporte para toda a nossa estrutura. É ele que conecta a parte superior do corpo à parte inferior, e permite movê-la em todas as direções.

Ao contrário do que muitos imaginam, o core não é apenas a musculatura abdominal, mas um complexo de vários músculos que também incluem aqueles da região lombar, da pelve e do quadril.

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Esse músculos trabalham juntos para apoiar a coluna, ajudando a manter o corpo ereto e permitindo que o tronco se mova, se torça e dobre. Além do mais, eles asseguram a compressão e o suporte dos órgãos internos do abdômen.

Não só isso: eles também influenciam a respiração, o movimento das pernas, o trabalho de parto e mesmo a continência urinária

No core, os músculos se classificam como globais e locais. Os músculos locais são os responsáveis pela estabilização do corpo. Já os globais são o mobilizadores, responsáveis pelo auxílio na realização das atividades, tanto das cotidianas quanto das esportivas.

Portanto, músculos do core fracos ou inflexíveis podem prejudicar o funcionamento dos seus braços e pernas. E limitar a força que você imprime a todas as atividades. A constituição adequada do seu core aumenta a potência e o controle dos seus movimentos.

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Um core forte também melhora o seu equilíbrio e estabilidade. Dessa forma, pode ajudar a prevenir quedas e lesões, não só durante a prática de esportes, mas no seu dia a dia.

TRABALHO, LAZER E SEXO

Na verdade, um core forte e flexível sustenta quase tudo que você faz:

Atividades diárias: abaixar para calçar os sapatos ou apanhar algo do chão, virar-se para olhar para trás, carregar ou levantar objetos… Todos esses são apenas alguns dos milhares de gestos que fazemos todo dia, sem prestar atenção.

Até começarmos a perceber que essas ações simples estão começando a ficar mais difíceis ou dolorosas. Mesmo as atividades mais básicas exigem o core, e quando mais ativado ele for, mais confortável será a movimentação.

Trabalho: Ficar digitando no computador ou dirigindo no trânsito, assim como ficar em pé por muito tempo são algumas das posições que mais provocam enrijecimento e dores.

Sem um core forte, que sustenta uma boa postura, elas ficam cada vez mais difíceis de suportar por muito tempo.

Esportes e lazer: Um core poderoso impulsiona qualquer modalidade esportiva ou atividade atlética. Sem esquecer das atividades sexuais, que certamente exigem força, flexibilidade e resistência muscular do core.

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Portanto, manter um core ativado não é uma questão de vaidade, mas de saúde. Ele garante o equilíbrio, estabilidade, firmeza e desempenho.

MELHOR POSTURA, MELHOR APARÊNCIA

Do mesmo modo, músculos centrais fortes evitam a curvatura da coluna, o que, entre vários benefícios, assegura uma melhor respiração e evita os desgaste entre as vértebras.

Não é só a lombar que sofre quando o core não está ativado. O corpo começa a compensar com outras regiões, o que acaba sobrecarregando outras articulações.

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Sem um núcleo forte, os músculos das pernas podem não funcionar em uma posição ideal, o que muitas vezes coloca um estresse indevido nos quadris e joelhos. O condicionamento do core melhora a postura, o que contribui para que tudo funcione no lugar certo e sem desgaste. E, sem dúvida, para um aspecto físico mais elegante…

Assim, se você quiser garantir e prolongar o seu bem estar, é realmente essencial reduzir a gordura corporal por meio de dieta e exercícios aeróbicos, e construir um core forte com sessões frequentes de exercícios adequados, buscando a qualidade dos movimentos.

Portanto, não espere começar a sentir dor ou fraqueza muscular para começar a trabalhar seu core. Você pode prevenir vários problemas mantendo uma musculatura forte o tempo todo. Apenas procure trabalhar inicialmente com um fisioterapeuta ou personal trainer, que possa adaptar um programa de fortalecimento do seu core às suas necessidades específicas.

 

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