Conheça os 4Rs da sustentabilidade e saiba como incluí-los em seu cotidiano!

Conheça os 4Rs da sustentabilidade e saiba como incluí-los em seu cotidiano!

Ao longo dos últimos anos, a palavra “sustentabilidade” passou a ser ouvida com frequência. A cada momento, o pedido de socorro da Terra fica mais alto, exigindo que providências sejam tomadas quanto aos comportamentos nocivos do ser humano para com o planeta.

O descarte descomedido de materiais não degradáveis é uma das principais agressões que cometemos sistematicamente. Segundo a ONU, a Humanidade produz mais de 2 bilhões de toneladas de resíduos não orgânicos por ano.

sustentabilidade-1

Quase 90% dos produtos de metal, vidro – e principalmente de plástico – que adquirimos vão acabar em aterros e incineradores, ou pior: nas ruas, nos parques, nas praias, lagos e oceanos. E os resultados, como bem se sabe, são dramáticos.

sustentabilidade-2

Gerir essa imensa montanha de problemas é caro, complicado e sempre envolve riscos. Mesmo onde existe sistema de coleta de lixo regular. Diminuir a quantidade de dejetos que criamos é definitivamente uma solução alinhada à sustentabilidade.

Optar por novas formas de consumo – e consequentemente de descarte – não significa apenas enviar menos resíduos para lixões, aterros e incineradores, mas também usar menos recursos e menos energia. Porque claro,  é preciso gastar energia, dinheiro e recursos naturais para produzir e transportar todas essas embalagens e itens descartáveis, para depois ainda termos que eliminar tudo isso.

Os 4Rs da sustentabilidade

Com o intuito de “desafogar” o planeta , os ambientalistas criaram o conceito dos 4Rs da sustentabilidade, apontando quatro comportamentos indispensáveis para quem quer adotar atitudes mais sustentáveis. Aqui estão eles:

Recusar

sustentabilidade-3

Uma das coisas mais difíceis de fazer nesse ambiente repleto de estímulos que a nossa sociedade oferece é dizer não. Se não estamos preparados para recusar o que não queremos, acumulamos coisas que jamais usaremos. Essa prática pode ser aplicada em diversos aspectos do dia a dia.

Recusar os canudos e todos os itens descartáveis que podem ser substituídos por outros simplesmente laváveis ou recicláveis, como os talheres, pratos e copinhos de plástico para chá e café. Substituir as sacolas plásticas dos supermercados por aquelas reutilizáveis. E ignorar os  diversos brindes promocionais inúteis que recebemos a toda hora.

Aqueles frasquinhos de shampoo e sabonete líquido que os hotéis oferecem são charmozinhos, mas totalmente desnecessários. Leve sua nécessaire  com frascos que você pode re-encher em casa. São passos que parecem pequenos, mas que na realidade têm extrema importância para quem prioriza a sustentabilidade.

Reduzir

A redução do consumo é o segundo passo importante porque, naturalmente, quem aprende a dizer não, é capaz de controlar melhor o que compra. Reduzir o consumo significa refletir sobre a relação de quantidade X necessidade X eficiência X alternativas.

“Preciso mesmo trocar de smartphone todo ano?” “Posso comprar a granel em vez de embalado?”  “Como posso produzir menos lixo em casa?”, são perguntas muito importantes para identificar onde podemos mudar nosso comportamento, tornando-o mais sustentável.

Não é à toa que iniciativas como a compostagem, o movimento slow fashion e o minimalismo fazem sucesso hoje em dia. Quando optamos pelo essencial em vez do excesso, pelo mais eficiente em lugar do mais cômodo,  ajudamos a preservar e a poupar a natureza.

Reutilizar

sustentabilidade-4

Depois de recusar formatos e produtos descartáveis que acarretam desperdício e geração desnecessária de detritos, e de reduzir o uso de embalagens e o dispêndio de bens de consumo, passamos a prestar atenção na quantidade de coisas que jogamos fora só porque não precisamos mais delas. Se você for criativo, vai descobrir que poderia deixar de comprar muita coisa se só reaproveitasse o que já tem em casa.

E pense que muito do que está acumulando ainda tem utilidade, se não para você, para outra pessoa. Portanto,  se você não vê como dar uma segunda chance a roupas, acessórios, aparelhos, utensílios e tantas outras coisas que ainda prestam,  junte tudo e doe.

A proposta de reutilizar vale também para itens de uso pessoal como escovas de dente e guardanapos de papel. A maioria desses artigos pode ser reaproveitada para limpeza doméstica.

Reciclar

Por fim, se não podemos recusar, reduzir ou reutilizar, devemos pelo menos fazer o possível para reciclar. Ao compreendermos os outros Rs, a importância da reciclagem se torna absoluta.

Hoje em dia, é cada vez mais impensável descartar elementos como papelão, latas, vidro e plástico indiscriminadamente. Além das embalagens, é preciso também pensar nas pilhas, baterias, cartuchos e componentes eletrônicos: esses materiais são altamente poluentes, e precisam ir para o destino certo.

A reciclagem não serve apenas para evitar que os dejetos inorgânicos se espalhem pelo meio-ambiente. Ela ajuda a conservar energia e recursos. A energia necessária para fabricar produtos usando materiais reciclados é significativamente menor que a energia necessária para fabricar produtos a partir de matérias-primas.

sustentabilidade-1

Do mesmo modo, ao coletar plásticos, metais e vidro usados e processá-los em novos materiais, reduzimos a necessidade de extrair, refinar e processar novos recursos da Terra. Muitos dos recursos necessários para criar esses materiais são de natureza finita, e tudo o que podemos fazer para reduzir o estresse nesses recursos é benéfico para nós e para o meio ambiente.

O conhecimento dos 4 Rs nos torna mais responsáveis e capazes de transformar um ciclo de destruição em uma iniciativa rica em cooperação, cuidado e respeito com  a natureza!

Para mais dicas sustentáveis como essa, fique ligado no Facebook e Instagram  da Koobi.

Acesse nosso site para saber mais sobre tudo que só a Koobi tem.

E peça Koobi Kombucha na nossa loja online, em versões individuais ou packs.