Atitudes que desenvolvem o hábito da leitura

Atitudes que desenvolvem o hábito da leitura

Veja só que curioso: um estudo publicado recentemente por uma equipe de pesquisadores da Universidade de Ohio, nos EUA, apontou que o ser humano já nasce com uma parte do cérebro preparada para receber letras e palavras. Ou seja, nasce feito para a leitura. Incrível, não?

A descoberta sugere que o cérebro humano seria um campo naturalmente fértil para o desenvolvimento da sensibilidade às palavras. 

Assim, a experiência com a linguagem, seja ela escrita ou falada, parece ser capaz de fortalecer o vínculo entre a parte visual responsável pela nossa compreensão do mundo. 

Dessa forma, quanto mais alfabetizada a pessoa se tornar, de forma mais profunda ela enxergará o que está ao seu redor.

Com a ciência provando essa capacidade fantástica do cérebro, o que você diria sobre seus hábitos de leitura?

Leitura é atividade pra todos os dias

Não se preocupe. É possível melhorar a quantidade e qualidade do tempo dedicado à leitura.

Considere que leitura pode te auxiliar em muitos aspectos da vida. Além de ser uma ótima opção de lazer, contribui para que o senso crítico e a comunicação sejam aprimorados, ampliando ainda o vocabulário e exercitando a imaginação e a criatividade. 

Mesmo que saibamos de sua importância, fazer da leitura um hábito é um passo complicado para algumas pessoas. 

hábito da leitura - 2

De acordo com pesquisa feita pela empresa Picodi, que analisa os hábitos de compra dos brasileiros, 31% da população não lê livros. A porcentagem representa as pessoas que não possuem o hábito de leitura ou que não se interessam por livros no geral. O levantamento foi feito com base em entrevista com 7.800 respondentes

Segundo a 5.ª Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada pelo Instituto Pró-Livro, quem não lê da os seguintes motivos, entre outros menos significativos: falta de tempo (34%), não gosta (28%), não tem paciência (14%), prefere outras atividades (8%), tem dificuldade para ler (6%).

Mas, como nunca é tarde para começar, aqui vão 7 atitudes para contornar as desculpas e tentar criar o maravilhoso gosto pelos livros.

1) Procure pelo seu livro

hábito da leitura - 3

A busca por histórias que falem sobre algo que nos agrada aumenta as chances de fazer da leitura algo prazeroso, afastando o hábito de ser uma obrigação intediante. Ao ler um livro ligado a alguma área de seu interesse, como gastronomia, história, romance ou autoajuda, a probabilidade de você chegar até a última página aumenta substancialmente.

2) Tempo livre é tempo para ler

hábito da leitura - 4

Sabe aquele trajeto de deslocamento onde você apenas olha a pais? É aí que você pode ter um livro como companhia. No ônibus, no metrô… Esses caminhos, geralmente marcados pela monotonia, podem se tornar proveitosos se aliados à leitura. O tempo vai passar tão rápido que você nem vai notar.

3) Tenha metas de páginas por dia

hábito da leitura - 5

Estipular metas de leitura ajuda o cérebro a ter mais vontade de saná-las. Crie o desafio de ler ao menos 10 páginas por dia. Então dedique um tempo para a atividade e curta cada pedaço da obra. A ideia é aumentar as metas com o tempo. 

4) Foque em uma história por vez

hábito de leitura - 6

Não dá certo fazer tudo ao ao mesmo tempo. A chance de acabar não fazendo nada direito é enorme. Pois é, isso também funciona para a leitura. Ler várias obras de uma vez só para dizer que leu aumenta as chances de não chegar ao final de nenhuma delas.

5) Frequente ambientes que estimulem sua leitura

hábito de leitura - 6

Pode parecer óbvio, mas isso faz toda a diferença. Procure um lugar apropriado para a leitura, distante do barulho e de distrações. Livrarias e bibliotecas são ótimas dicas. Elas oferecem ambientes destinados à prática, além de propiciar a compra de novos livros ou a prospecção de novas leituras.

6) Sagas podem ser uma boa pedida

hábito de leitura - 8

Sabe aquela história que não termina na última página do livro? As chamadas sagas reúnem livros que se passam num mesmo universo e dividem um mesmo enredo em várias obras. Esse modelo de literatura vem conquistando muitos fãs, pois quando você se interessa pelo primeiro, vai em busca dos demais títulos, mantendo, assim, a leitura em dia.

7) Alie a tecnologia

hábito de leitura - 9

Existem muitas plataformas digitais que disponibilizam gratuitamente milhares de obras, então não há desculpa para não ler. Afinal, os livros que você tem na estante podem para no seu celular ou tablet. Os aparelho Kindles, por exemplo, consegue reunir uma infinidade de livros em apenas uma tela.

Outra forma são os apps que separam as páginas por palavras. Funciona assim: na tela do aplicativo aparecerá 1 palavra por vez, por apenas 1 segundo ou menos. Por incrível que pareça, o cérebro consegue ler rapidamente essa palavra, que por fim, te faz ler uma página em poucos segundos. De uma chance pra esse método!

Dica Extra:

Ademais, existe uma grande diferença entre adotar um hábito como parte da sua rotina e cultiva-lo como parte da sua identidade.

Outra coisa, é ser um leitor que lê todos os dias e aprende com livros. Se você realmente deseja ter resultados com o hábito da leitura você precisará incorporar isso como parte da sua identidade.

A grande sacada de decidir ser um leitor é que todas as vezes ao sentar para ler um livro você reforçará essa identidade.

Transforme o hábito da leitura em algo que faz parte de você, um leitor.

Para mais dicas de rotina saudável, fique ligado no Facebook e Instagram da Koobi.

Acesse nosso site para saber mais sobre o que a Koobi pode fazer por quem está à procura de um estilo de vida mais saudável.

E peça a Koobi Kombucha pela loja online, em versões individuais ou packs.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.