Abaixo desperdício: chega de jogar comida fora!

Abaixo desperdício: chega de jogar comida fora!

Você já teve curiosidade de saber o quanto do que você investe em comida por mês acaba na lata de lixo? Mesmo que você seja dessas pessoas super econômicas e bem planejadas, o que já é meio raro, é bem provável que algumas verduras, frutas, ou mesmo pão que você compra acabem sendo jogados fora porque estragam antes de serem consumidos. Fale a verdade, acontece ou não? Se acontece, você não é está sozinho: os consumidores brasileiros são campeões mundiais de desperdício de alimentos.´

Não é um título do qual se orgulhar. Isso significa que 30%  dos alimentos produzidos no país são desperdiçados. É um volume imenso, ainda mais quando se leva em conta o número de pessoas que passam fome. Essa é uma conversa que você seguramente ouve desde criança. Mas principalmente agora, estamos todos bem mais conscientes do nosso papel sócio-ambiental, e das consequências das nossas escolhas. Então este é um bom momento para garantir que, pelo menos na sua casa, não haverá mais comida jogada fora.

desperdício-1

O comportamento das pessoas em relação à alimentação está mudando, como mostramos aqui no blog no post As Tendências da Alimentação do Futuro. Mas o consumo ainda é um vício enraizado na nossa cultura. Evitar o desperdício de alimentos em casa é portanto um ato quase revolucionário. Repensando nosso modo de comprar e consumir, podemos gastar menos e contribuir para uma sociedade mais equilibrada.

A diferença entre “perda alimentar” e “desperdício”

Há uma diferença entre “perda” e “desperdício” alimentar. A perda alimentar não é intencional, e ocorre principalmente na fase de produção e transporte para os estabelecimentos e feiras onde eles são vendidos. Não que não seja um problema gravíssimo, que também precisa de correção urgente: em grande parte dos casos, as perdas se devem ao aspecto das frutas e hortaliças, que são rejeitadas porque não atendem aos padrões estéticos dos consumidores de tamanho, forma e cor. E assim toneladas de produtos alimentícios de valor nutritivo são descartados.

desperdício-2

o desperdício alimentar ocorre quando, depois de adquiridos, os alimentos acabam indo para o lixo porque ninguém come.

Por que desperdiçamos tantos alimentos?

Comprar quantidades muito grandes de produtos perecíveis, não consumi-los enquanto estão bons, colocar comida demais no prato na hora das refeições, não saber como armazená-los corretamente e não reaproveitar sobras, cascas e talos na hora de cozinhar, são alguns dos comportamentos mais comuns que geram o desperdício alimentar.

Certamente, a vida tão corrida que levamos não deixa muito tempo para programar compras e cardápios “sustentáveis”, mas algumas pequenas mudanças – tanto do planejamento quanto dos hábitos diários – podem contribuir para que o desperdício seja menor.

Como evitar o desperdício?

Para organizar melhor nossas dicas, dividimos tudo em 4 categorias: momento da compra, armazenamento, preparo e descarte. Assim fica mais fácil se pogramar e mudar o que for possível!

Comprar conscientemente

Crie o hábito de planejar o “cardápio da semana”

desperdício-3

Pouca gente pensa nisso, mas o momento de compra começa antes de irmos ao supermercado. Se conseguirmos programar um pouco mais o que comer durante a semana, podemos nos organizar para comprar só os perecíveis que vamos poder preparar. Assim, em vez optar pela famosa “compra do mês”, onde quase sempre exageramos na dose, damos finalidade e uso quase que imediato para tudo que comprarmos.

Se você não tem tempo para sentar e fazer essa programação de menu semanal, use aquelas ocasiões em que pode “roubar” um momentinho da sua agenda: enquanto está dirigindo ou tomando banho, por exemplo. E aí, assim que puder, grave as ideias no seu celular.

Outra sugestão é checar as dezenas de perfis de alimentação do Instagram. Tem pra todos os gostos e bolsos, e lá você pode conferir os ingredientes necessários na quantidade certa. É uma maneira divertida e prática de organizar suas refeições e suas compras.

Antes de comprar, observe a dispensa e faça uma lista daquilo que precisa – e sabe que vai usar!

desperdício-4

Ir ao supermercado sem uma lista, abre espaço para que façamos compras desnecessárias, que podem prejudicar nosso bolso e contribuir para o desperdício de alimentos.

Por isso, verifique tanto a dispensa quanto a geladeira, e liste tudo que está faltando antes de ir às compras. Aproveite também para ver o que está lá encostado pronto pra criar mofo, e pense como usar logo no próximo prato que preparar.

Lembre também de usar aqueles pacotes e latas que você tem no armário, e não espere chegar ao final da data de validade para acabar descartando os produtos. Não é porque eles não são tão perecíveis quantos os vegetais, carnes e laticínios que eles duram anos!

Outra dica: arrume a sua dispensa regularmente. Você vai achar coisas que nem lembrava que comprou… Use-as antes de voltar ao supermercado!

Não vá às compras com fome

Evite ir ao supermercado ou feiras antes das refeições. Coma alguma coisa antes de sair de casa e, se puder, vá em horários alternativos, quando os estabelecimentos estão mais vazios. Assim, você evita comprar alimentos por impulso e ainda foge dos horários de pico e das filas quilométricas no caixa.

Tome cuidado com as promoções relâmpago

Todo mundo adora encontrar produtos em promoção. Mas será que elas são úteis mesmo?

Comprar coisas só porque estão baratas não significa que você vai usá-las depois. Então, mantenha o foco na sua lista e só adquira itens com preço mais baixo se eles fizerem parte do seu planejamento semanal.

Além disso, para analisar se as promoções valem a pena ou não, preste atenção em alguns detalhes: porcentagem do desconto, qualidade do produto, prazo de validade e se esta promoção contribuirá de verdade para a economia no final do mês.

Mas ainda assim, se eventualmente você comprar ou ganhar um caixa de cenouras ou de maçãs, ou de qualquer outro tipo de frutas e hortaliças, e não tem como consumir ou distribuir tudo rapidamente, uma pedida é aderir a uma outra tendência bem nutritiva e ecológica: faça conservas ou compotas! Além de contribuir para o fim do desperdício de alimentos, você vai descobrir um novo prazer!

Armazenar corretamente

Guardar os alimentos de maneira incorreta  é uma das principais formas de condená-los ao lixo. O ar, a umidade  e até a luz aceleram o processo de degradação. Eles emboloram ou apodrecem mais rápido, amolecem ou endurecem, ficam rançosos e passados.

Por isso escolha a maneira certa de embalar seus produtos perecíveis para que eles durem mais:

Pão
desperdício-5

Embrulhar bem o pão francês e a baguette em papel pardo ajuda a mantê-los fresco por 2 ou 3 dias. Porém, se não for comer rápido, congele-o. Quando for consumir, não esqueça de descongelar no microondas por 20 ou 30 segundos e terminar de esquentá-lo no forno.

O pão de forma se conserva bem no saquinho se ele for sempre bem fechado, e mantido na geladeira ou naquelas caixas para pão (também são boas para os pães inteiros, mas não os esqueça lá dentro…).  Se os pães que você tem em casa já estão duros, a dica é transformá-los em torrada ou farinha de rosca caseira.

Frutas e verduras

desperdício-6

Se as frutas e verduras estão inteiras, devem ficar na parte inferior da geladeira, a uma temperatura entre 7º C e 12º C (atenção, porque o frio, embora ajude a preservar, pode queimar os vegetais). As gavetas são o lugar ideal pois, recebem menos refrigeração. Lembre-se de NÃO lavar os vegetais antes de colocá-los na geladeira.

Além disso, ao guardá-los, embale-os em sacos furadinhos para que não acumulem umidade, ou melhor ainda, em sacos de plástico azuis, que reduzem a incidência de luz. Se as verduras ainda tiverem raízes, corte-as antes de guardá-las. (Mas não corte as folhas com faca: se precisar cortar antes de guardá-las, use as mãos). Para que as folhas durem mais na geladeira, guarde-as embrulhadas em um pano de prato úmido em um recipiente hermético.

desperdício-7

Se os vegetais já estiverem cortados, guarde-os de forma separada, em potes escuros e bem fechados. que evitam o contato com a luz. É bom saber que frutas como maçã,  banana, abacate, abacaxi, mamão, melão, manga, pera, tomate e uvas contêm etileno, um hormônio vegetal que é emitido na forma de um gás inodoro que pode acelerar o processo de amadurecimento de outros alimentos próximos.

Batatas e cebola
desperdício-8

 

As batatas normalmente duram uns dois meses num ambiente escuro, fresco e bem ventilado, de preferência plano, para que não fiquem muito empilhadas. Não use sacos plásticos, mas se precisar ensacá-las por falta de espaço, use um saco de estopa ou juta, e verifique regularmente  para ver se não estão começando a brotar ou a amolecer.

Queijos

desperdício-9

Uma boa alternativa para o armazenamento de queijos é embalá-los individualmente em papel toalha e depois passar papel filme bem rente ao produto. Depois de embalado, coloque-os em um recipiente com tampa. Assim, eles não perdem a textura por 2 ou 3 meses.

Além disso, para evitar o mofo, é só adicionar um torrão de açúcar ou um cotonete embebido em vinagre ao pote.

Congelar alimentos cozidos

desperdício-10

Para armazenar alimentos cozidos, o certo é deixá-los esfriar em um pote de vidro e depois colocá-los na parte superior da geladeira, onde mais perto do freezer. O vidro é melhor do que o plástico, que aos poucos vai ficando com pequenas fissuras que acumulam bactérias.

Quando você vir que certas verduras e legumes da sua geladeira estão passando do tempo, não esperem que eles murchem pra lembrar deles! Cozinhe-os na panela de pressão e passe no liquidificador. Quando esfriarem, congele-os. Você terá assim uma sopa quase pronta, que só vai precisar de um pouco de tempero depois pra ficar deliciosamente nutritiva.

Não desperdice os alimentos no preparo e consumo

Com certeza você já jogou fora uma parte da sua comida porque colocou muito no prato ou fez ou pediu um lanche grande demais para a sua fome. Por isso, se for a um restaurante, pergunte qual o tamanho da porção antes de pedí-la e avalie se conseguirá comer. Caso esteja cozinhando, lembre-se que você pode ingerir porções menores e repetí-las se ainda estiver com fome.

Se você preparou comida demais é só congelar separadamente. E quando bater aquela vontade de consumí-la de forma diferente, aposte nos bolinhos para dar um ar de boteco ao seu cardápio do fim de semana! Outra boa opção é a torta de liquidificador, que é uma verdadeira salva-vidas de sobras de alimentos.

Além disso, as cascas e talos de verduras, frutas e legumes são ricas em vitaminas e minerais que desperdiçamos sem quer. Com elas, é possível preparar receitas gostosas e bastante nutritivas, que nos ajudam a aproveitar 100% dos alimentos que compramos.

Cuidar do seu lixo também é uma forma de não desperdiçar comida

Já falamos aqui no blog sobre a compostagem, que é uma excelente alternativa para quem quer dar um novo destino aos restos alimentares orgânicos produzidos no lar.

Através dela, além de gerar mais vida, deixando nossas plantas mais fortes, bonitas e nutridas,  reduzimos drasticamente o desperdício alimentar.

Repensar nossos hábitos de consumo é estar atento aos detalhes e disposto a mudar. Assim caminhamos para uma sociedade mais preocupada com as mazelas que afetam o outro, como a fome e nos tornamos ser humanos melhores!

Para mais dicas sustentáveis como essa, fique ligado no Facebook e Instagram  da Koobi.

Acesse nosso site para saber mais sobre o que a Koobi pode fazer por quem está à procura de um estilo de vida mais saudável.

E peça a Koobi Kombucha pela loja online, em versões individuais ou packs.

Leave a Reply

Your email address will not be published.